Benefícios da Construção em Madeira
A utilização de madeira como principal material de construção pode ter efeitos profundamente transformadores no que se refere à pegada ecológica no setor da construção, atualmente responsável por 40% das emissões anuais de carbono a nível mundial.
A madeira é um material de base natural, renovável, reutilizável e reciclável, que pelas suas características intrínsecas (armazena carbono) pode contribuir positivamente para os objetivos de desenvolvimento sustentável, sociedades de baixo consumo carbónico e circulares.
A madeira ajuda o planeta. A madeira é um material de construção renovável, reutilizável e reciclável e quando comparada com o cimento, aço ou vidro, requer muito menos energia na sua transformação, para além de, ao invés de emitir carbono, armazena-o durante anos, décadas ou mesmo séculos.
A madeira é saudável. A madeira na construção tem uma influência positiva no clima interno e, portanto, no bem-estar e na saúde das pessoas que habitam ou trabalham nesses espaços. Além disso, a madeira é um excelente regulador de calor e humidade, dado que esta consegue respirar.
A madeira permite criar designs criativos. A madeira é forte, flexível e apelativa, fácil de trabalhar, processar e transformar, tornando-a ideal para designs criativos e inovadores. Cada peça de madeira tem as suas características particulares, porque é única no que diz respeito ao grão, cor e linhas.
A madeira permite uma construção em seco, rápida e mais silenciosa. Uma casa feita de madeira é mais leve do que uma feita de materiais convencionais, e por isso pode ter fundações menores e mais simples, o que significa que são mais fáceis de construir. Basta produzir os diversos elementos em fábrica e montar posteriormente no local da obra, evitando máquinas no local e barulho.
Encontre madeira e produtos de base florestal com certificação PEFC. Aceda ao motor de pesquisa internacional de entidades certificadas.
A Construção e os ODS
As florestas geridas de forma sustentável têm um papel muito importante a desempenhar no esforço coletivo para se alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Quando se pensa na construção e nestes objetivos vitais, torna-se evidente a identificação do ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. A madeira é o único material natural e renovável em larga escala atualmente disponível no setor da construção. Utilizada há séculos, permite atender às necessidades de habitação crescentes face ao número de moradores urbanos e com a menor pegada ambiental possível. Estima-se que em 2050, 70% da população mundial será urbana.
A certificação de projeto PEFC promove o uso de madeira certificada na indústria da construção.
Mas o setor da construção pode ter um contributo muito maior na persecução dos ODS. Está comprovado que a madeira em edifícios tem um impacto positivo na saúde, no stresse e na pressão sanguínea. A utilização de madeira em edificações contribui para o ODS 3 - Saúde e Bem-Estar.
O setor da construção tem também um papel a desempenhar ao nível do Trabalho Decente e Crescimento Económico (ODS 8), Inovação Industrial e Infraestrutura (ODS 9), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), e é aí que a certificação PEFC pode ajudar.
O momento para ter um impacto positivo é agora. Juntos podemos fazer a diferença no futuro da construção em madeira, floresta e o nosso planeta. Saiba mais sobre a Campanha Desenhando o Futuro com Madeira Sustentável.