Certificação de Projeto
A Certificação de Projeto PEFC é uma forma específica de certificação de Cadeia de Custódia que permite tirar partido da certificação PEFC em edificações que utilizam madeira. É também a opção mais eficiente para projetos que podem envolver diferentes empreiteiros ou na produção pontual de um produto específico.
Enquanto que a certificação da Cadeia de Custódia é adequada para a produção corrente e contínua numa ampla gama de produtos, incluindo papel, embalagens, produtos de papel higiénico ou móveis, a Certificação de Projeto PEFC reconhece que nem todas as partes envolvidas num projeto são certificadas, embora o material de base florestal usado para o projeto esteja abrangido pela certificação da Cadeia de Custódia.
Normalmente, o facto de partes não certificadas manusearem material certificado interromperia a cadeia, e é aqui que entra a Cadeia de Custódia de Projeto PEFC.
Certificação da Cadeia de Custódia de Projeto PEFC
Na Certificação da Cadeia de Custódia de Projeto PEFC, o projeto específico é considerado o ‘produto’ ao qual o processo da Cadeia de Custódia é aplicado. Na prática, significa que quando um 'Gestor de Projeto' obtém um certificado de Cadeia de Custódia para a certificação do projeto, os empreiteiros que trabalham nesse projeto ficam abrangidos enquanto Membros do Projeto e não são obrigados, eles próprios, a obter a certificação da Cadeia de Custódia.
Contudo, da mesma forma que o Gestor de Projeto, terão que cumprir os requisitos relevantes e estabelecer um sistema de gestão adequado. Este sistema de gestão permitirá o controlo de registos, formação de pessoal, auditorias internas e resolução de reclamações.
Este sistema irá também abranger as atividades realizadas pelos Membros do Projeto, para controlar e registar a chegada e utilização da madeira no local. Assim como na Cadeia de Custódia aplicada a outros setores de atividades, devem ser mantidos os registos sobre todos os aspetos referentes aos produtos florestais recebidos na obra e os funcionários envolvidos no projeto devem ser competentes e receber formação suficiente.