Exposição de Madeira na Osaka World Expo 2025
A Osaka World Expo 2025 está programada para ser um evento global de referência com foco na exibição de soluções sustentáveis. Vários pavilhões e espaços públicos irão incorporar madeira certificada PEFC.
Exposição de Madeira na Osaka World Expo 2025
3 de abril de 2025 Arquitetura e Construção
A Osaka World Expo 2025 irá acontecer este ano, de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, na ilha artificial de Yumeshima, na Baía de Osaka, e está programada para ser um evento global marcante com foco na apresentação de soluções sustentáveis e no fomento da colaboração internacional em todo o ambiente construído e tecnologia inovadora.
Sob o tema “Construindo a futura sociedade para as nossa vidas”, a Expo irá destacar “as aspirações coletivas da humanidade por inovação, equidade e harmonia ambiental”.
O compromisso com a sustentabilidade é muito importante para a Expo. Isso inclui o uso extensivo de madeira na construção em todo o evento e como o uso mais amplo de madeira se alinha com os princípios da economia circular e a reutilização e reposicionamento de recursos naturais e redução de resíduos.
A madeira desempenhará um papel significativo em vários dos pavilhões nacionais projetados para promover cada país ou região e ficará alojada dentro de um ambiciosos “anel gigante de madeira”.
O Grand Roof – projetado pelo arquiteto japonês Sou Fujimoto – e uma das maiores estruturas de madeira do mundo – compreende 60 000 m2 de madeira.
Com 20 metros de altura, 2km de circunferência e 8 metros de passarela, é a peça central da “ilha dos sonhos”, onde os visitantes podem caminhar e observar o evento principal.
Vários pavilhões e espaços públicos irão incorporar madeira certificada PEFC e, para ressaltar a sua importância como um material de construção reciclável, as estruturas foram projetadas para serem facilmente desmontadas para que a adeira possa ser reutilizada.
Como um recurso natural e renovável, a madeira na construção não só atua como um valioso sumidouro de carbono, mas, quando obtida de forma responsável, também ajuda a proteger a biodiversidade, promover florestas saudáveis e garantir milhões de meios de subsistência no mundo todo.
O trabalho está quase concluído em vários pavilhões, incluindo os da Áustria, República Tcheca, Austrália, EUA e Itália, todos usando madeira certificada PEFC.