A quem se destina?
Se é responsável por uma empresa de processamento, transformação de madeira, cortiça ou outros produtos de base florestal, se é fornecedor ou retalhistas e se procura demonstrar que o seu negócio contribui positivamente para a manutenção e melhoria da Floresta, deverá certificar a sua empresa pela Cadeia de Custódia PEFC e estabelecer uma política de compras de matéria-prima em conformidade.
É fundamental para:
Entidades/organizações proprietárias de produtos de base florestal certificados que pretendam:
- Vender os produtos certificados com alegação nos documentos de venda;
- Rotular os produtos certificados;
- Produzir ou transformar produtos certificados PEFC;
- Promover os produtos certificados, à excepção de produtos acabados e rotulados promovidos por entidades não certificadas (categoria D), sendo uma situação verificada de acordo com as regras dessa categoria de utilizadores de marcas PEFC.
Para que um produto final possa obter a certificação, todas as entidades da cadeia de abastecimento devem possuir um certificado de Cadeia de Custódia PEFC.
Só assim as organizações são elegíveis para ostentar a marca PEFC nos seus produtos e no marketing relacionado com do produto, destacando a sua responsabilidade no abastecimento de matéria-prima.
Esta será a forma de os consumidores poderem ter acesso a produtos certificados PEFC e terem a opção de escolha na compra responsável dos seus produtos.