A nossa história
O surgimento do Sistema Português de Certificação Florestal remonta a junho de 1998 com a 3.ª Conferência Ministerial para a Proteção das Florestas na Europa, realizada em Lisboa. Portugal foi um dos membros fundadores do PEFC Internacional em 1998.
A Iniciativa para a Certificação Florestal Portuguesa
Após a Conferência de 1998, foi criada a Iniciativa para a Certificação Florestal Portuguesa com o objetivo de promover a gestão florestal sustentável, através da construção de uma norma que integrasse as resoluções da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e as assim como as Conferências Ministeriais para a Proteção das Florestas na Europa (Helsínquia 1993 e Lisboa 1998).
Os representantes desta iniciativa participaram como observadores na reunião de constituição do PEFC Internacional que decorreu em novembro de 1998, aderindo ao sistema enquanto membros fundadores do movimento internacional em representação de Portugal.
Constituição do Sistema Português de Certificação Florestal
O processo para a constituição da associação representativa do setor florestal português estendeu-se por dois anos, tendo sido formalmente constituído em fevereiro de 2001 para trabalhar no desenvolvimento e reconhecimento do Sistema PEFC Portugal e representar a organização Portuguesa filiada no PEFC Internacional.
O Reconhecimento Internacional do Sistema Português para a Gestão Florestal Sustentável
O sistema PEFC Portugal foi inicialmente reconhecido pelo PEFC Internacional em 2004 no seguimento da avaliação internacional pela consultora independente BMC Assurance.
Após o seu reconhecimento, a Norma foi revista em 2005 de acordo com as regras interinas da Comissão Técnica 145 para acomodar os requisitos estabelecidos para a certificação de grupo e regional.
Em 2008 e em conformidade com os requisitos do PEFC Internacional, o Sistema Português teve a sua 2.ª revisão, em 2009 completa a sua 3.ª revisão que é aprovada a 5 de Novembro de 2010 por um novo período de 5 anos.
Em 2013 o sistema nacional volta a ser revisto (4.ª revisão) para incorporação dos requisitos do PEFC Internacional, sendo publicada nova versão no mesmo ano. Após o 5.º processo de revisão, a norma foi publicada em julho de 2014.
Em 2019, deu-se início ao 6.º processo de revisão da NP 4406 com novos requisitos a serem contemplados, nomeadamente as árvores fora das florestas. Estima-se que o processo esteja finalizado em 2022.