PEFC: Factos e Números

O PEFC representa o sistema de certificação com maior área florestal certificada no mundo e é a organização mais importante na implementação da gestão florestal sustentável.




PEFC: Factos e Números

O PEFC - Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal (em inglês: Programme for the Endorsement of Forest Certification), é uma aliança global líder em área florestal certificada com 55 membros nacionais e 31 international stakeholders.

Em 2022, a área total florestal certificada foi de 288 milhões de hectares, tendo por base o mútuo reconhecimento de 49 sistemas de certificação florestal nacionais, resultando no compromisso de mais de 750 mil proprietários florestais em todo o mundo e mais de 20 000 empresas que beneficiam da certificação de Cadeia de Custódia.

O decréscimo de área certificada resultou da exclusão das àreas abrangidas pelos sistemas de certificação da Rússia e da Bielorrússia, consideradas fontes de madeira controversa.

Em 2022 a área florestal com certificação de Gestão Sustentável em Portugal aproximou-se dos 322 mil hectares, sensivelmente, 10,1% da floresta Portuguesa, abrangendo 4.139 proprietários e gestores florestais através da certificação da Gestão Florestal de Grupo. Por outro lado, o número de empresas com certificados de Cadeia de Custódia (CdC) PEFC aumentou para 218, abrangendo 609 locais de atividade. 

O Sistema Português de Certificação Florestal foi inicialmente reconhecido pelo PEFC Internacional, em 2005, mas os trabalhos preparatórios remontam a junho de 1998 com a 3ª Conferência Ministerial para a Proteção das Florestas na Europa, realizada em Lisboa.

Portugal foi membro fundador do PEFC Internacional, em 1988. Descubra a nossa história.

Consulte a informação completa no documento abaixo:

Estatísticas Globais PEFC Internacional - março 2023 1.81 MB

Para informações estatísticas mais atualizadas consulte o website do PEFC Internacional.

PEFC: Atuação local, visão global

O PEFC Internacional é uma organização de cúpula. Funciona através do reconhecimento de esquemas de certificação florestal nacionais, desenvolvidos por vi de processos que envolvem múltiplas partes interessadas e adaptados às condições e prioridades locais.


Newsletter

Subscreva à nossa newsletter