PEFC lança nova lista de categorias de produtos

A lista de categorias de produtos PEFC foi atualizada para traduzir com precisão a ampla gama de produtos de base florestal certificados. 

A lista será disponibilizada em Português, estando a decorrer o convite às partes interessadas para participarem na tradução do documento até 31 de janeiro de 2022.

PEFC lança nova lista de categorias de produtos

27 de dezembro de 2021 Outras Notícias

A lista foi atualizada para traduzir com precisão a ampla gama de produtos de base florestal certificados. A lista será disponibilizada em Português, estando a decorrer o convite às partes interessadas para participarem na tradução do documento até 31 de janeiro de 2022.

A categorização de produtos PEFC é essencial para a implementação da cadeia de custódia PEFC por entidades certificadas e organismos de certificação, pois determina os grupos de produtos PEFC sobre os quais a cadeia de custódia é aplicada e o âmbito do respetivo certificado. Esta informação, também é utilizada pelas empresas nos seus processos de verificação da validade das alegações PEFC nos produtos certificados, na base de dados do PEFC Internacional, garantindo que esses produtos estão no âmbito dos certificados dos seus fornecedores.

Além disso, esta informação constitui uma ferramenta para a promoção de produtos certificados, atendendo que as categorias de produtos abrangidas por uma entidade certificada são disponibilizadas no site do PEFC Internacional.

Anteriormente, as categorias de produtos PEFC eram utilizadas a título informativo, para acompanhamento dos produtos certificados produzidos por uma entidade certificada. Na sequência da última revisão da norma de cadeia de custódia PEFC, os requisitos estabelecidos para o âmbito dos certificados de cadeia de custódia foram harmonizados, passando a ser exigido aos organismos de certificação a inclusão dos produtos abrangidos pela cadeia de custódia no âmbito do certificado, de acordo com as categorias de produtos PEFC (ver PEFC ST 2003: 2020, requisito 7.7.2.d).

Para a atualização da lista de categoria de produtos e de forma a traduzir com precisão a ampla gama de produtos de base florestal certificados, o PEFC procedeu à revisão das categorias de produtos públicadas em 2012 tendo por base os contributos recebidos de diversas partes interessadas. 

O PEFC Portugal vai disponibilizar o documento em Português, estando a decorrer o convite às partes interessadas para participarem na sua tradução até ao prazo limite de 31 de janeiro de 2022.

Descarregue os documentos:

Comunicado PEFC 8 de 2021 

Lista de Categorias de Produtos PEFC versão Portuguesa 2021, em consulta.


Documentos relacionados

Categorias de Produtos PEFC

Documentos técnicos

Mais notícias

28 de março de 2024

Cartonagem Expresso

Papel e Embalagens

25 de março de 2024

Assembleia Geral 2024

Institucional

20 de março de 2024

Banema

Arquitetura e Construção

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter