Dia Internacional das Florestas 2022 elege a madeira sustentável pelas pessoas e o planeta

21 de março de 2022

Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu o dia 21 de março para celebrar o Dia Internacional das Florestas este ano sob lema: “Escolha madeira sustentável pelas pessoas e o planeta”. O PEFC junta-se às celebrações assinalando o seu contributo para a normalização e certificação da gestão florestal sustentável.

Os benefícios das florestas e seus produtos

Não há dúvidas de que as florestas são essenciais para a saúde do planeta e o bem-estar dos seres humanos. Elas cobrem quase um terço da superfície da Terra e fornecem bens como madeira, combustível, comida e abrigo para as pessoas. Elas ajudam a combater as mudanças climáticas, protegem a biodiversidade, solos, rios e reservatórios e servem como locais onde as pessoas podem se aproximar da natureza.

Mas as florestas não oferecem apenas benefícios ambientais, mas também económicos. O setor florestal gera empregos para cerca de 33 milhões de pessoas e biliões de pessoas usam produtos florestais. Estima-se que mais da metade da produção económica mundial dependa dos serviços dos ecossistemas, e isso inclui serviços prestados pelas florestas. 

Estima-se que mais da metade de toda a população mundial usa produtos florestais não-madeireiros para melhorar seu bem-estar e meios de subsistência. Portanto, em termos económicos, o uso sustentável das florestas pode ajudar a avançar para uma economia baseada em materiais renováveis, reutilizáveis e recicláveis, para bem das pessoas e planeta. Mas para garantir o uso sustentável das florestas, é necessário garantir que as florestas são geridas de forma a assegurar as necessidades atuais e futuras. 

O PEFC é a aliança de membros nacionais que trabalha há mais de 20 anos para promover e gestão sustentável, por todo o mundo, assegurando que são observados elevados padrões de sustentabilidade ambiental, social e económico.

Em Portugal o PEFC conta com 317 mil hectares certificados (cerca de 10% da floresta Portuguesa) que se traduz em cerca de 3.500 proprietários e gestores aderentes à certificação. À escala internacional o PEFC está presente em 55 países traduzindo-se em mais de 750.000 proprietários aderentes e 330 milhões de hectares certificados, tornando-se o sistema de certificação mais implementado em todo o mundo.

Desfazendo mitos

Para assinalar este dia especial, o PEFC Portugal vai partilhar durante a semana, nas redes sociais, alguns dos muitos mitos e equívocos associados à utilização da madeira e produtos florestais contrapondo com factos para consciencializar sobre enorme potencial que as Florestas podem ter no processo de transição para economias verdes, assentes em sociedades circulares e de baixa intensidade de carbono.

“Escolha madeira sustentável pelas pessoas e o planeta”.

Feliz Dia Internacional das Florestas!

Mais notícias

28 de março de 2024

Cartonagem Expresso

Papel e Embalagens

25 de março de 2024

Assembleia Geral 2024

Institucional

20 de março de 2024

Banema

Arquitetura e Construção

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter