A Madeira - um Produto Natural Sustentável

Madeira - um produto natural sustentável

A Floresta e os produtos de base florestal têm um número de funcionalidades e características que os torna produtos ideais no que diz respeito ao consumo sustentável.

  • Mitigação Climática: As florestas desempenham um papel fundamental na regulação do volume de dióxido de carbono na atmosfera. Elas capturam o dióxido de carbono e armazenam-no na madeira, no solo e na biomassa. Os produtos florestais, incluindo a madeira, cortiça e o papel podem armazenar dióxido de carbono por várias décadas (o dióxido de carbono é liberado apenas quando a madeira é queimada ou se decompõe).
  • Oportunidade de Substituição de Materiais: A madeira é resistente e forte. Isso torna-a uma boa opção como material de construção. Diversos estudos têm demonstrado que, ao longo da vida, os produtos de madeira estão associados a emissões de gases com efeito de estufa francamente mais baixas do que outros materiais de construção, incluindo aço, cimento ou o alumínio.
  • Eficiência Energética: A madeira e os produtos de madeira de base florestal exigem nemos energia na extração e recolha, comparativamente a outros recursos. Da mesma forma comparativa a queima de biomassa no lugar dos tradicionais combustíveis fósseis liberta menos dióxido de carbono para a atmosfera, sendo que a produção de madeira e celulose detém uma elevada eficiência energética.
  • Fonte de Receita e Subsistência e de Redução da Pobreza: A receita proveniente da floresta representa 3% do Produto Interno Bruto Mundial. As florestas são um forte sustento e receita para muitas comunidades a nível mundial, particularmente nos países em desenvolvimento. 
  • Avaliação do Ciclo de Vida mostra que a Madeira é uma Boa Escolha: Ao contrário de outros recursos cuja oferta é finita, ou cujo ciclo de vida é medido em dezenas de milhares ou milhões de anos, as florestas são um recurso renovável com um ciclo de crescimento relativamente curto. Como tal, têm o potencial para continuar a produzir os seus produtos e serviços indefinidamente.
  • Inexistência de Desperdício de produto: O uso da madeira, cortiça e dos produtos de base florestal tem o potencial de não gerar qualquer desperdício. É possível usar todo o recurso. Uma vez que a madeira é explorada, os resíduos podem ser queimados para produção de energia, as aparas de madeira podem ser utilizadas para compostagem e espalhadas nos campos, enquanto as folhas e agulhas do pinheiro podem ser transformadas em composto e utilizados para fins agrícolas e de cultivo.

Notícias Relacionadas

14 de outubro de 2024

Sólidas

Mobiliário e Decoração

2 de setembro de 2024

Armando Ferreira da Silva & Filhos

Mobiliário e Decoração

3 de junho de 2024

Como - Componentes de Mobiliário

Mobiliário e Decoração

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter