Uma nova casa para um velho amigo

11 de agosto de 2023 Arquitetura e Construção

Depois de servir como ponto de encontro para a equipa do PEFC e visitantes no World Architecture Festivals (WAF), em Amesterdão e Lisboa, o stand chegou ao fim da sua primeira vida. No entanto, reconhecendo que a madeira é um recurso natural valioso, o stand foi cuidadosamente desmontado e – mantendo o compromisso do PEFC para uma economia circular – encontrou uma nova casa em Portugal.

Entre o período 2018 e 2022, o PEFC patrocinou o Prémio WAF para o Melhor Uso de Madeira Certificada, destinado a reconhecer arquitetos e equipas de projeto que utilizaram madeira certificada para criar construções mais sustentáveis. Ao longo da sua utilização, o stand PEFC, construído com madeira laminada cruzada (CLT) certificada PEFC, fornecida pela Piveteaubois, tornou-se um ponto focal distinto na área de exposição. A nova proprietária do stand é a Associação Interprofissional da Floresta do Oeste (AFLOeste).

A AFLOeste promove a gestão florestal sustentável no Oeste de Portugal, trabalhando em parceria com três organizações de proprietários florestais locais, para implementar e promover a certificação PEFC. A AFLOeste tem um certificado de gestão florestal regional desde 2015 e é também um membro orgulhoso do PEFC Portugal.

A equipa da AFLOeste ficou verdadeiramente entusiasmada por reutilizar o stand do PEFC e mostrar a madeira certificada nas suas próprias exposições e eventos promocionais. O stand é feito de 1,5 toneladas de madeira maciça e era importante preservar e reutilizar o stand para que este continuasse a armazenar carbono.

O stand da AFLOeste estreou-se nas Festas de São Pedro de Torres Vedras no mês passado, numa colaboração com a Câmara Municipal local. Localizado na entrada principal do Pavilhão Multiusos, próximo à zona de restauração, o stand ganhou grande visibilidade e interesse dos participantes.

“O nosso stand - que é certificado PEFC - vai ajudar-nos a ganhar mais visibilidade na região. No primeiro evento, o nosso stand estava rodeado de árvores e serviu para mostrar o trabalho que diferentes pessoas e empresas fazem na floresta”, explicou Filipe Melo da AFLOeste.

 “Serviu como uma grande ferramenta de comunicação e deu-nos a oportunidade de explicar a certificação florestal num espaço único, no âmbito das nossas ações de sensibilização, e promover a gestão florestal sustentável junto dos proprietários florestais privados, que representam 84% do total da propriedade florestal em Portugal. ”

Em todo o mundo, são cada vez mais os arquitetos que optam pela madeira maciça para criar prestigiados projetos premiados e designs quotidianos. Olhando para o futuro e reconhecendo a importância de comunicar a necessidade de conservar as nossas florestas, o stand expositor continuará a funcionar como uma 'Capela Florestal Itinerante' ajudando a demonstrar porque é que a circularidade, a reutilização de materiais de construção e a silvicultura responsável são tão importantes.

Sob o tema Desenhando o Futuro com Madeira Sustentável, diversos stakeholders reúnem-se para promover o uso de madeira certificada na construção, ao mesmo tempo em que demonstram a sua importância como primeiro material de edificação, para uma economia circular de baixo carbono.

Créditos das Imagens: AFLOeste

Voltar

Notícias Relacionadas

29 de fevereiro de 2024

Estatísticas PEFC Portugal 2023

Institucional

19 de fevereiro de 2024

Ega - Empresa Gráfica Açoreana

Papel e Embalagens

16 de fevereiro de 2024

Inquérito Público: Projeto da Emenda 2 da NP4406:2022

Consultas Públicas

Campanhas Relacionadas

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter