A Gestão Florestal Sustentável

Dada a importância das florestas, a sua gestão deve assegurar que a procura por este recurso não compromete a sua existência no futuro.

A Gestão Florestal Sustentável promove uma abordagem holística das florestas assegurando que o uso deste recurso proporciona benefícios sociais, ambientais e económicos enquanto estimula a competitividade no mercado.

Video 1:00

A Certificação Florestal e a Biodiversidade

No PEFC sabemos que a melhor forma de proteger a floresta passa por promover o seu uso sustentável. 

A gestão florestal é uma atividade de longo prazo. Os resultados da aplicação de boas práticas são muitas vezes visíveis apenas algumas dezenas de anos mais tarde.

Critérios de Sustentabilidade PEFC para a GFS

Para obter a certificação é necessário em primeira instância cumprir com a legislação aplicável, nacional e internacional, e os 6 critérios de certificação:

  1. Manutenção ou fomento apropriado dos recursos florestais e o seu contributo para o ciclo global do carbono; onde é requerido manter ou fomentar a área florestal e os serviços dos ecossistemas, assegurando a reposição dos recursos, através de regeneração natural ou plantação e manutenção adequada dos stocks de carbono. 
  2. Manutenção da sanidade e vitalidade do ecossistema florestal; as florestas são geridas para aumentar a diversidade genética das espécies e estrutural (composição) tornando-as mais resilientes a fatores bióticos e abióticos. Os pesticidas tóxicos perigosos são proibidos e os produtos químicos são substituídos por alternativas naturais ou a sua utilização minimizada.
  3. Manutenção promoção das funções produtivas das florestas (lenhosas e não lenhosas); A gama de serviços ambientais que a floresta presta é mantida e protegida. São gerados alimentos, biomassa, madeira e cortiça.
  4. Manutenção, conservação e fomento adequado da diversidade em ecossistemas florestais; é mantida, conservada ou melhorada a biodiversidade aos níveis da paisagem, do ecossistema, das espécies e da genética. São mantidos habitats e abrigos para os animais selvagens, respeitados locais espirituais e de lazer e identificadas áreas de alto valor ecológico. 
  5. Manutenção ou fomento apropriado das funções de proteção na gestão das florestas (principalmente solo e água); essenciais na regulação do ciclo da água, sequestro e armazenamento de carbono, minimizando o impacte sobre linhas de água e aumentado a prevenção da erosão do solo; 
  6. Manutenção ou fomento apropriado das funções e condições ao nível socioeconómico onde os direitos dos trabalhadores e a sua segurança são protegidos, o trabalho local é encorajado, os direitos das comunidades rurais são respeitados. Em resumo, significa Planeta, Pessoas e Florestas mais saudáveis, por via de uma visão holística e contextualizada para o território onde a certificação florestal é aplicada.

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter