Certificação Acessível para todos

A Certificação Florestal requer um balanço delicado. Os requisitos devem ser rigorosos o suficiente para garantir uma gestão florestal socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. Devem também ser alcançáveis para os proprietários florestais, dos maiores aos mais pequenos.

Certificação Acessível para Todos

A propriedade florestal em Portugal é maioritariamente privada, com 84 % da área total detida por produtores privados de cariz familiar e propriedades que chegam a atingir dimensões médias de 1 hectare em algumas regiões do país. 

Obter a certificação pela Norma Portuguesa de Gestão Florestal Sustentável, nestas circunstâncias, pode tornar-se um processo moroso e dispendioso, em muitos casos inviável e um verdadeiro entrave à certificação de produtores florestais de pequena dimensão.

A boa notícia é que através da certificação Regional e de Grupo a certificação florestal é acessível para todos! A certificação Regional e de Grupo encontra-se perfeitamente adaptada aos produtores florestais de pequena dimensão, uma vez que assenta na partilha de responsabilidades entre as Entidades Gestoras de Certificados de GFS PEFC, que assumem a responsabilidade técnica e administrativa de implementação e manutenção dos certificado PEFC, enquanto os produtores florestais aderentes, só têm que assumir o cumprimento operacional das boas práticas de gestão florestal. Esta separação não ocorre numa certificação individual, onde o cumprimento de todos os aspetos da Norma são assegurados por uma única entidade jurídica.

A Certificação PEFC é ideal para as necessidades dos proprietários florestais de cariz familiar e para áreas florestais com gestão comunitária.

Com cerca de um quarto das florestas mundiais geridas por privados (famílias e comunidades de compartes), os recursos e custos relacionados com a certificação podem ser um grande obstáculo à expansão da certificação florestal.

O PEFC tem dado especial atenção às necessidades, custos e estruturas específicas de funcionamento dos proprietários florestais privados, famílias e comunidades locais, para tornar a certificação florestal acessível a todos. A fim de responder da melhor forma aos desafios colocados pelos custos da certificação, o PEFC implementou dois mecanismos de certificação, a Certificação Regional e Certificação de Grupo.

Alcançando os proprietários florestais de pequenas dimensões

O PEFC desenvolveu o conceito de Certificação Regional como meio para os proprietários e gestores florestais obterem a certificação no âmbito de um sistema de gestão para uma área identificada como "Região", e não como entidades individuais. 

Obter a Certificação Regional

A Floresta não conhece os limites territoriais da propriedade individual. Por isso, mesmo quando uma área é formada pela adesão voluntária dos seus proprietários, as exigências de gestão florestal devem ser orientadas para o contexto do massivo florestal no qual se inserem.

Certificação de Grupo

A Certificação de Grupo permite aos proprietários florestais agruparem-se para dividir os custos da certificação, elegendo um gestor do grupo, por delegação de competências, responsável pela implementação do sistema de gestão florestal do grupo.

Obtenha a Certificação de Grupo

O PEFC desenvolveu o conceito de Certificação de Grupo que permite aos proprietários florestais agruparem-se e dividirem os custos da certificação.

Video 3:55

Testemunho - José Francisco Silva

O testemunho de um produtor de mel na adesão ao Certificado Regional PEFC da Associação para a Certificação Florestal do Baixo Vouga.

Certificação Individual

Para grandes e médias empresas que gerem grandes áreas de floresta, com receitas e recursos suficientes para suportar os custos da Certificação, a certificação individual é uma alternativa viável para demonstrarem a suas práticas de gestão sustentável.


Newsletter

Subscreva à nossa newsletter