Progresso na ENCPE e novas metas para 2021 abrem oportunidades para as empresas com certificação PEFC
Primeira monitorização à Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE), aponta para uma tendência crescente na aplicação de critérios ecológicos nos exercícios de contratação pública.
Progresso na ENCPE e novas metas para 2021 abrem oportunidades para as empresas com certificação PEFC
25 de junho de 2021 Outras Notícias
Os resultados preliminares da primeira monitorização da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE), iniciada em 2021, revelaram que menos de 20% dos exercícios de contratação pública, entre 2017 e o primeiro trimestre de 2020, continham critérios ecológicos.
A boa notícia é que o mesmo estudo aponta para uma tendência crescente na aplicação destes critérios por via dos novos Manuais de Critérios Ecológicos para a Contratação Pública publicados em 2020, que abrangem sete novos grupos de bens e serviços, e ainda, pela perspetiva de novas metas para 2021, onde se prevê, entre outras medidas paralelas de desenvolvimento, a adoção de critérios ecológicos obrigatórios no âmbito do Green Deal para alguns destes grupos.
Ao todo estão publicados doze Manuais e a certificação PEFC é reconhecida como prova de verificação de sustentabilidade para os grupos Papel de cópia e papel para usos gráficos, Mobiliário e Produtos e Serviços Têxteis.
O reconhecimento representa um marco na promoção de produtos de base florestal certificados no mercado nacional e um sinal claro de valorização das empresas de base florestal que se posicionam no mercado verde.
A combinação de poder de compra e liderança da Administração Pública irá certamente representar um novo impulso na produção sustentável de bens e serviços de base florestal e poderá abrir novas oportunidades a todas as empresas que obtenham a qualificação de Cadeia de Custódia PEFC, que atualmente já abrange 560 empresas nacionais.
Informação baseada no GPP News Alert