PEFC Espanha atribui prémio de sustentabilidade na Circular Sustainable Fashion Week Madrid

O PEFC Espanha atribuiu o “Prémio PEFC de Sustentabilidade” na Circular Sustainable Fashion Week em Madrid, destacando o compromisso dos vencedores com a circularidade, rastreabilidade e sustentabilidade nos seus designs.

PEFC Espanha atribui prémio de sustentabilidade na Circular Sustainable Fashion Week Madrid

7 de maio de 2024 Têxtil e Moda

O PEFC Espanha atribuiu o “Prémio PEFC de Sustentabilidade” na Circular Sustainable Fashion Week m Madrid, destacando o compromisso dos vencedores com a circularidade, rastreabilidade e sustentabilidade nos seus designs. O prémio foi para Andrea Piñeiro, Agustina e Kumi Snakers.

A Circular Sustainable Fashion Week Madrid é um evento inclusivo e diversificado de moda circular sustentável, criado para sensibilizar para uma moda mais ética, consciente e responsável, envolvendo ativamente a indústria da moda.

No evento deste ano, e como parte da nossa campanha “A Moda muda, as Florestas ficam”, o PEFC Espanha sublinhou a ligação entre a moda e as florestas ao patrocinar os “Prémios de Sustentabilidade PEFC” para a coleção mais sustentável.

Os Prémios de Sustentabilidade

Das 24 coleções apresentadas, as três que melhor representaram a sustentabilidade e a circularidade foram escolhidas como vencedoras.

Os critérios avaliados foram a origem dos matérias e tecidos utilizados, a utilização de certificações têxtis, a proximidade do local de fabrico e confecção, a circularidade ou técnicas de upcycling aplicadas aos designs e a funcionalidade, intemporalidade e inclusão da coleção.

Cada um dos três vencedores recebeu nove metros de tecido com certificação PEFC, feito de fibras celulósicas artificiais (MMCF) provenientes de florestas certificadas pelo PEFC.

A produtora têxtil Textil Santanderina forneceu os tecidos a partir de sobras da sua produção, reforçando assim a mensagem de rastreabilidade e circularidade na moda.

Os vencedores irão utilizar os tecidos recebidos para criar três novos estilos cada, que serão apresentados em fotografias e fisicamente numa exposição conjunta para incentivar outros designers e profissionais da indústria da moda a utilizarem fibras florestais virgens e recicladas nas suas criações.

A Moda muda, as Florestas ficam

Com o tema “A Moda muda, as Florestas ficam”, o PEFC promove a utilização de tecidos provenientes de florestas bem geridas, e sensibiliza a indústria têxtil e do calçado para o impacto positivo da utilização destes tecidos e para a importância da certificação PEFC para garantir a rastreabilidade e uma origem sustentável. Tecidos de base florestal como tencel, modal, viscose ou seus derivados provêm da polpa da madeira.

A certificação PEFC garante que esta madeira é proveniente de florestas geridas sob rigorosos critérios ambientais, sociais e económicos para melhorar as suas funções protetoras e produtivas e para garantir que continuem a permanecer presentes nas próximas gerações.

Transfira o Livro Branco para o Setor Têxtil do PEFC Internacional.

Créditos das imagens: PEFC Espanha

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter