Mathis e o PEFC nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Na construção do Centro Aquático Olímpico, a construtora francesa Mathis escolheu a certificação PEFC para demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade.

Mathis e o PEFC nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

7 de agosto de 2024 Arquitetura e Construção

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão a colocar a sustentabilidade em prática, com madeira certificada pelo PEFC usada em locais icônicos como o Centro Aquático Olímpico.

Na construção do Centro Aquático Olímpico, Mathis, a empresa francesa reconhecida pela sua experiência na construção de grandes edifícios de madeira, escolheu a certificação PEFC para demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade.


Durante a construção, Mathis colaborou de perto com as equipas de gestão e empreiteiros, de forma a atingir as altas expetativas do Comitê Olímpico e da SOLIDEO, a organização que supervisiona os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.

A decisão de usar madeira como material primário ajudou a SOLIDEO a atingir as suas metas ambientais. Para Mathis, isso significou garantir que a madeira usada não fosse apenas de ala qualidade, mas também de origem sustentável, resultando em 95% de madeira certificada PEFC no Centro Aquático Olímpico.

Frank Mathis, CEO da Mathis, explica que “É absolutamente essencial garantir o melhor sistema possível, para que possamos dizer que temos madeira certificada. Podemos contar com um sistema robusto porque ele possui o rótulo PEFC”.

“O fato de termos um sistema de certificação como o PEFC obriga a que todas as empresas se alinhem. Essa expetativa deve ir por toda a cadeia. A questão não precisa ser se tem vontade ou não. Aqueles que querem continuar a trabalhar precisam de se envolver. Toda a cadeia precisa de fazer parte disso.”

PEFC e as Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de Paris não são os primeiros a contar com a certificação PEFC para garantir que a madeira usada na construção de muitos dos locais icônicos seja de fonte sustentável.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a quadra de tênis coberta do Ariake Tennis Park Club House obteve a certificação de projeto SGEC/PEFC. O telhado deste local foi feito de madeira laminada colada (glulam) de madeira de lariço japonês certificada pelo SGEC/PEFC, produzida em Abashiri, Hokkaido, no norte do Japão.

Ainda mais antigo, o desenvolvimento do Parque Olímpico de Londres 2012 obteve a Certificação Dupla de Projeto dos programas PEFC e Forest Stewardshio Council (FSC) pelo uso de madeira, tornando-se a primeira Certificação Dupla de Projeto do mundo.

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter