Consulta Pública aberta sobre os requisitos revistos para a Certificação de Projetos PEFC
A consulta pública, decorre até 23 de dezembro, e o PEFC Internacional convida as partes interessadas a apresentarem comentários sobre os requisitos revistos para a Certificação de Projetos PEFC.
Consulta Pública aberta sobre os requisitos revistos para a Certificação de Projetos PEFC
6 de novembro de 2025 Consultas Públicas
O PEFC Internacional lançou uma consulta pública de 60 dias sobre a revisão dos seus Requisitos de Certificação de Projetos, marcando um passo importante para tornar a construção sustentável mais acessível e verificável em todo o ambiente construído.
A consulta pública, que estará aberta de 24 de outubro a 23 de dezembro de 2025, convida as partes interessadas a analisar e comentar a proposta da norma de Certificação de Projeto e os Requisitos para Organismos de Certificação que a acompanham.
Preencha este formulário para ter acesso às normas.
Fortalecimento da sustentabilidade no ambiente construído
A revisão representa um marco importante nos esforços do PEFC para apoiar o fornecimento responsável de materiais provenientes das florestas. Até então, o que era conhecido como Certificação de Projetos operava sob as diretrizes descritas no Anexo 1 da PEFC GD 2001:2014, que adaptou a norma PEFC de Cadeia de Custódia (ST 2002) para projetos de construção, tratando cada edifício ou estrutura como um “produto” distinto.
Com a revisão, este sistema evoluirá para a certificação PEFC Project Sourcing – uma estrutura mais clara e prática que se alinha com a forma como os projetos são planeados e geridos nos setores de construção e design da atualidade.
Desde que o primeiro certificado de projeto foi emitido em Espanha em 2008, a certificação de projetos tem apoiado o fornecimento sustentável de materiais em grandes empreendimentos, como o Parque Olímpico de Londres 2012 , o Centro do Patrimônio Mundial do Monte Fuji , o Metrô Noroeste de Sydney e a restauração de Notre-Dame de Paris .
Da orientação à norma internacional
Embora a estrutura existente tenha se mostrado eficaz, também revelou desafios. Como a orientação atual não é normativa, deixa margem para interpretações e carece de clareza para os organismos de certificação e empresas que implementam os requisitos. Além disso, utiliza terminologia nem sempre familiar ao setor da construção civil, o que dificulta a implementação.
Para abordar essas questões, o PEFC desenvolveu uma norma internacional independente, " Sustainable Sourcing and Traceability of Forest and Tree Based Materials for Projects – Requirements", conhecida como norma PEFC Project Sourcing, juntamente com os requisitos associados para organismos de certificação, " Requirements for Certification Bodies operating Certification against the PEFC Project Sourcing standard" .
Esses documentos normativos introduzem definições claras, procedimentos simplificados e uma estrutura que reflete a gestão moderna de projetos. A estrutura garante rastreabilidade completa entre todos os contratados, sejam eles certificados ou não, proporcionando uma cadeia de custódia transparente para materiais provenientes das florestas ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto.
Preencha este formulário para ter acesso às normas.
Alinhamento com as diretrizes de construção sustentável
Uma característica fundamental da revisão é o seu alinhamento com sistemas de construção sustentável reconhecidos internacionalmente, como LEED, BREEAM, DGNB e Green Star. A norma atualizada adota uma linguagem familiar aos profissionais do setor, reduz a complexidade administrativa e oferece suporte a diversos tipos e tamanhos de projetos. Ela fortalece a diligência prévia e a rastreabilidade, enquanto promove o uso de materiais de origem responsável e com certificação PEFC em projetos de construção, reforma e design criativo.
Os projetos abrangidos por esta norma podem incluir qualquer tipo de estrutura ou obra criativa que utilize madeira ou materiais derivados de árvores – desde casas e escritórios a pontes, parques e instalações de arte pública – dentro de uma localização e âmbito claramente definidos.
Webinários informativos
Para facilitar a compreensão das mudanças propostas, o PEFC Internacional realizará webinars informativos ainda este ano. As sessões para organizações afetadas pelos requisitos de Alocação de Projetos acontecerão nos dias 10 de novembro e 1º de dezembro , enquanto os organismos de certificação estão convidados para sessões específicas nos dias 10 de novembro e 15 de dezembro. Esses webinars explicarão as principais atualizações e como a estrutura revisada será implementada na prática. Saiba mais e inscreva-se.
Convite para participação das partes interessadas
Por meio da consulta pública, o PEFC Internacional convida profissionais da construção civil, organismos de certificação, organismos de acreditação, especialistas em sustentabilidade, organizações de certificação de edifícios verdes, conselhos de construção verde, formuladores de políticas, consultores que trabalham com fornecimento responsável e rastreabilidade, arquitetos e desenvolvedores de projetos a fornecerem feedback. As contribuições recolhidas ajudarão a finalizar a norma antes da sua apresentação para aprovação na Assembleia Geral do PEFC de 2026, após a fase de testes piloto.
Ao evoluir a certificação de projetos para a certificação PEFC Project Sourcing, o PEFC continua a estabelecer uma ponte entre a gestão florestal e a construção sustentável, garantindo que os materiais de origem responsável possam ser rastreados com segurança desde a floresta até o projeto finalizado.
Preencha este formulário para ter acesso ás normas.