Cidades europeias elegem árvores de Natal com certificação PEFC

Oslo, Hesse, Viana, Roma e o Vaticano contam com abetos e pinheiros com origem em florestas geridas de forma sustentável.

Cidades europeias elegem árvores de Natal com certificação PEFC

24 de dezembro de 2021 Outras Notícias

Oslo, Hesse, Viana, Roma e o Vaticano contam com abetos e pinheiros com origem em florestas geridas de forma sustentável.

Mais uma vez, por altura do Natal, a Trafalgar Square em Londres ostenta um pinheiro de uma floresta certificada PEFC, proveniente de Maridalen (Oslo). Trata-se de um abeto negro de 23 metros de altura e 80 anos. A árvore é uma doação da população norueguesa à capital britânica, em agradecimento do apoio recebido durante a Segunda Guerra Mundial e é já um símbolo da cooperação internacional entre os dois países. O PEFC Norueguês acompanhou o presidente do município de Oslo na cerimónia tradicional de corte dos abetos, da qual também participaram escolas da região.

Da mesma forma, o Parlamento de Hessen (Alemanha), elegeu um pinheiro certificado pelo PEFC como árvore de Natal para decorar a entrada. E em Viena, uma árvore de 130 anos e 30 metros de altura enfeita a praça do município - desde 1959, as províncias federais da Áustria enviam a Viena uma árvore de Natal como presente, e este ano, ela foi fornecida pelas florestas de Burgenland, que também são certificadas pelo PEFC.

Na Itália, um país com uma grande área de abetos negros certificados, tem usado estas árvores como as principais espécies na decoração de Natal ao longo dos anos. O Presidente deste país escolheu abetos certificados PEFC para decorar as suas duas residências em Roma, Quirinale e Tenuta di Castelporiziano. Além disso, a Câmara de Deputados também aderiu à escolha responsável das árvores de Natal, optando pela certificação PEFC.

Por último, a Cidade do Vaticano colocou uma árvore de 28 metros de altura e mais de 113 anos na Praça de São Pedro. A inauguração foi amplamente mediatizada e acompanhada pelo Papa Francisco.

Com gestão florestal sustentável, as árvores usadas no Natal dão lugar ao crescimento de outras árvores na floresta, promovendo a regeneração dos massivos florestais. Desde que a sua origem provenha de florestas certificadas PEFC, o crescimento ideal é garantido, respeitando as condições naturais, os serviços dos ecossistemas e a biodiversidade que estas hospedam. 

Feliz Natal.

Mais notícias

15 de abril de 2024

Ferreira Martins & Filhos

Arquitetura e Construção

8 de abril de 2024

Walking Habit

Novos Certificados e Recertificações

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter