O Sistema Português de Certificação Florestal
O Sistema Português de Certificação Florestal inclui documentos técnicos - normas, regulamentos e guias - que devem ser respeitados por todas as entidades que pretendam ser certificadas PEFC ou que atuem no âmbito da certificação da gestão florestal sustentável, cadeia de custódia e utilização da marca.
A importância da normalização
As normas são documentos que definem requisitos técnicos essenciais ao bom funcionamento de qualquer organismo. Conheça aqui os processos de revisão normativa às várias normas PEFC.
Comissão Técnica para a Gestão Florestal Sustentável
Comissão Técnica para a Gestão Florestal Sustentável
A CT 145 é o órgão técnico que define a elaboração de documentos e pareceres normativos, no domínio da gestão florestal, onde os elementos participam em regime de voluntariado.
Norma Portuguesa 4406 - Gestão Florestal Sustentável
Norma Portuguesa 4406 - Gestão Florestal Sustentável
A Norma Portuguesa NP 4406 "Sistemas de gestão florestal sustentável - Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável" é um dos documentos base do Sistema Português de Certificação Florestal.
Acreditação de Organismos de Certificação
Acreditação de Organismos de Certificação
Os Organismos de Certificação (OC) devem ser imparciais e independentes, atuando como entidades de terceira parte, que não podem envolver-se no processo de construção das normas de referência para a Certificação.
Norma PEFC de Cadeia de Custódia
Norma PEFC de Cadeia de Custódia
Deve ter verificado que, em fevereiro de 2020, o PEFC publicou as versões mais recentes das normas da Cadeia de Custódia PEFC (PEFC ST 2002) e Marcas Registadas PEFC (PEFC ST 2001). Mas o que isso significa para uma organização certificada em cadeia de custódia PEFC?