A nossa floresta
28 de abril de 2020 Os nossos projetos
A Nossa Floresta foi um projeto desenvolvido pelo PEFC Portugal com o objetivo de promover o consumo responsável de produtos de origem florestal através de um concurso de ideias proposto aos alunos das escolas secundárias do distrito de Lisboa. Às ideias vencedoras foram atribuídos prémios e a possibilidade de lhes “dar vida” com o apoio (financeiro e não só) dos parceiros do projeto.
O concurso de ideias iniciou-se com o lançamento do desafio a todas as escolas do distrito de Lisboa, propondo-se aos jovens do ensino secundário, a participação em trabalhos, individuais ou em grupo, em ideias relacionadas com a utilização de produtos de base forestal sustentável, com os objetivos específicos:
- Sensibilizar a população escolar urbana para a importância da gestão florestal sustentável;
- Dar visibilidade aos produtos de base florestal sustentável certificados e
- Alertar para a importância das escolhas individuais no âmbito do consumo responsável.
Foram contactadas 182 escolas, seguindo-se 12 sessões de sensibilização presenciais, que abrangeram um universo direto de 500 alunos e 20 professores. Nestas sessões foram transmitidos conteúdos e curiosidades ligados à importância das florestas, dando exemplos de pequenos gestos que podem fazer a diferença e neste contexto, a escolha consciente de produtos de base florestal certificada PEFC.
Categorias de participação
Os alunos foram convidados a submeter candidaturas nas 3 categorias:
- Campanha de Comunicação: criar um plano de ação para uma campanha que tenha como objetivos divulgar a importância da utilização de produtos certificados e a forma como cada um de nós pode fazer a diferença.
- Tecnologia e Inovação: apresentar uma ideia (ou várias) de como pode a tecnologia contribuir para uma maior presença de produtos de base florestal certificada no nosso dia-a-dia.
- Desenvolvimento de Produto: desenvolver o processo de criação de um novo produto de base florestal certificada.
Inscreveram-se no concurso de ideias 11 escolas e concluido o prazo para receção dos trabalhos foram recebidas 16 candidaturas de 4 escolas num processo que envolveu 3646 alunos e 221 professores.
Os vencedores foram selecionados através de uma votação pública (via redes sociais), seguida de uma reunião de júri composto por membros do PEFC Portugal e da Ordem dos Engenheiros - Colégio Florestal, com a mediação dos votos a cargo da Sair da Casca (consultora do projeto). No final foram selecionadas 5 ideias vencedoras que envolveram 3 escolas e 87 alunos.
O PEFC Portugal reuniu com cada escola com o objetivo de apoiar a concretização das ideias, algumas das quais ganharam vida e foram apresentadas no evento final do projeto.
Ideias vencedoras e prémios
- Kit para as crianças fazerem os seus próprios colares e pulseiras em madeira;
- Confeção de um vestido para senhora de estação Primavera/Verão, com tecido sustentável e biodegradável e botões de madeira;
- Plataforma online de limpeza de floresta chamada 4theforest e ainda para adquirir objetos feitos de bambu, madeira reciclada ou cortiça;
- Garrafa reciclada (vidro ou em wood-plastic composites - WPC), revestida a cortiça, para melhor isolamento térmico. Seria utilizado material certificado florestal como material isolante,;
- Tema musical: “Pela Floresta é que vamos/ comovidos e sentidos” (adaptação dos versos de Sebastião da Gama).
Prémios escolas e alunos
- Escola Profissional Magestil: tear de 4 quadros com madeira certificada e pano cru de algodão natural (escola) apoio financeiro a viagem a Madrid, realizada no âmbito da formação curricular (alunos).
- Externato Marista de Lisboa: estrutura vertical em madeira certificada PEFC para um espaço exterior da escola (escola) tablet´s (alunos).
- Instituto Profissional de Transportes (IPTrans Loures): equipamento de exterior em material natural (escola), kit de instrumentos de percussão e um controlador de DJ para reforçar o equipamento musical da escola (alunos).
Evento final do projecto
A 24 de outubro 2019 realizou-se o Evento Final do projeto no Centro de Interpretação de Monsanto. Este evento permitiu gerar um importante momento de partilha e inspiração entre os alunos.
Ao longo de uma manhã, mais de 100 participantes assistiram a uma breve apresentação sobre o projeto e participaram num questionário interativo para consolidar alguns conhecimentos adquiridos nas sessões às escolas.
Os 5 grupos vencedores apresentaram, em formato pitch, as suas ideias, explicando como surgiram, o que os motivou a participar e como gostariam que ganhassem vida.
Seguiu-se um momento lúdico com a atuação do Comediante e Youtuber – Carlos Coutinho Vilhena – que procurou passar conteúdos de entretenimento e debater com os mais jovens, questões ambientais, sempre de forma divertida. Foi feito o registo de vídeo e fotográfico do evento e produzido um vídeo resumo.
"A Nossa Floresta” é um projeto desenvolvido pelo PEFC Portugal que surge no âmbito da ação “There isn’t a PLANet B! Win-win strategies and small actions for big impacts on climate change” (projeto financiado pela União Europeia e o Camões, I.P.), desenvolvida em Portugal pela AMI