Certificação PEFC e Moda @sede das Nações Unidas
13 de julho de 2018 Notícias PEFC
No início da semana, a moda florestal sustentável ocupou o centro das atenções na sede das Nações Unidas em Nova York para o Fórum Político de Alto Nível (FPAN) sobre Desenvolvimento Sustentável.
O “Forests for Fashion” é uma iniciativa PEFC com a UNECE / FAO e uma série de outros parceiros como o Fórum das Nações Unidas para as Florestas, Cittadellarte Fashion B.E.S.T., PEFC Itália, PEFC Espanha e SFI, onde se pretende destacar o papel das florestas e produtos de base florestal na persecução de um setor de moda sustentável, em todo o FPAN.
Exposições sobre Florestas, Moda e os ODS (8 a 20 de julho)
A exposição "Forests for Fashion" reúne o trabalho de vários designers, todos inspirados no uso de materiais de base florestal nas suas criações.
Juntamente com muitos projetos inovadores e criativos, há uma coleção de cápsulas da designer espanhola María Lafuente usando os primeiros tecidos certificados pelo PEFC do mundo, produzidos pela Têxtil Santederina: um tecido que pode ser rastreado até florestas com gestão sustentável.
María Lafuente destacou “É nossa responsabilidade promover a moda que respeita a vida para que possamos contribuir para uma sociedade harmoniosa e sustentável. Criamos, trabalhamos e produzimos de maneira ética e sustentável, sempre selecionando materiais amigos do ambiente”.
Os visitantes também podem aprender sobre a ligação entre florestas, moda e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), explorando os 'cubos SDG'. A exposição estará localizada em diversas áreas na sede da ONU.
Lançamento do "Made in Forests" (16 de julho)
Michelle Yeoh, atriz, Embaixadora da Boa Vontade do PNUD e campeã de moda sustentável, vai estar a abrir o Segmento Ministerial a 16 de julho. Ela também lançará o vídeo "Made in Forests", um conto sobre moda sustentável.
Recepção para celebrar a exposição (16 de julho)
Uma recepção com convidados ilustres celebrará os destaques da exposição. Juntamente com os comentários de abertura de convidados de alto nível, os hóspedes terão a oportunidade de conversar com os designers e representantes de todas as organizações envolvidas na colaboração "Forests for Fashion".
Florestas para Iniciativas de Moda
A iniciativa “Forests for Fashion”, em parceria com a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), está a ligar materiais florestais com origem em florestas com gestão sustentável com o mundo da moda.
Quase 65% do consumo global de tecidos consiste em fibras sintéticas derivadas de combustíveis fósseis, enquanto que a maior parte restante é composta de algodão, uma cultura intensiva em água e pesticidas. A fibra de madeira renovável e de origem responsável faz parte da solução para transformar a moda numa indústria mais sustentável.
No entanto, precisamos garantir que esses materiais de origem florestal têm origem em florestas geridas de forma sustentável e que são produzidas de forma ética e sustentável. É isso que visa a iniciativa “Forests for Fashion”.