Aprovadas as Normas Internacionais de GFS e certificação de Grupo
19 de novembro de 2018 Notícias PEFC
O PEFC aprovou, em Assembleia Geral, as normas internacionais de Gestão Florestal Sustentável e certificação de Grupo. Esta foi a etapa final do processo de revisão das duas normas, processo que começou em 2016 e para o qual contribuíram numerosos especialistas e centenas de partes interessadas. Inicia-se agora a fase de implementação!
O que foi alterado?
Norma de Gestão Florestal Sustentável
A norma de Gestão Florestal Sustentável do PEFC está no cerne do trabalho do PEFC. Esta norma internacional serve de base para a definição dos requisitos nacionais que os proprietários ou gestores florestais devem cumprir para alcançar a certificação PEFC.
Esta nova norma aumenta o impacto da certificação PEFC, para além das florestas, e realça a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Os requisitos sociais passam a incluir a remuneração para trabalhadores florestais, princípios de igualdade e não-discriminação no trabalho e a promoção da igualdade de género. Há também alterações nos requisitos relacionados com a salvaguarda dos interesses dos povos indígenas.
Com a introdução do conceito Trees Outside Forest (TOF), a certificação PEFC ficará acessível aos milhões de agricultores e pequenos proprietários que não possuem ou gerem florestas, mas sim árvores em terras agrícolas, que estão atualmente fora do âmbito da certificação.
Saiba mais sobre as alterações nos dois webinars: Sustainable Forest Management e Trees outside Forests.
Norma para a Certificação de Grupo
Esta norma define os requisitos gerais dos sistemas de certificação florestal para certificações de grupo, permitindo a certificação de um conjunto de proprietários/gestores florestais sob um certificado.
A certificação do grupo obtém-se através de uma combinação de auditoria interna e externa. Para tal, os pequenos proprietários podem reunir recursos e solicitar uma certificação em conjunto, tornando os custos substancialmente menores, tornando a certificação acessível. No entanto, isso significa que a auditoria interna deve funcionar sem falhas.
A norma revista fornece uma estrutura inovadora para monitorização interna, que inclui melhorias nos requisitos das auditorias internas, como grupos de amostragem baseados no risco e tamanho mínimo de amostra, e fortalece o sistema de gestão do próprio grupo. Esta estrutura estabelece ressalvas adicionais, garantindo a conformidade de todos os aderentes dentro de um grupo com os requisitos do PEFC, ao mesmo tempo que permite que os pequenos proprietários beneficiem da certificação a menor custo.
Saiba mais informações no website do PEFC Internacional.