Certificação para Pequenas Organizações
Estamos cientes de que a obtenção da certificação da cadeia de custódia PEFC exige recursos e esforços. Para organizações com recursos e capacidade limitados para implementar um sistema de cadeia de custódia, isso pode ser uma barreira à certificação. Por isso, desenvolvemos a certificação de grupo – a nossa solução prática para viabilizar a certificação de cadeia de custódia para organizações de pequena dimensão.
A certificação de grupo é uma forma de certificação com vários locais de atividade - o detentor do certificado é a entidade gestora do grupo e as pequenas organizações são os membros do grupo. A entidade gestora do grupo pode ser qualquer entidade legal que seja responsável pelo sistema de gestão do grupo. Exemplos como, entidades consultoras, associações comerciais podem assumir o papel de entidade gestora do grupo.
Os membros do grupo são independentes e podem ser de setores completamente diferentes. Por exemplo, é possível que um certificado de grupo inclua serrações, gráficas e fabricantes de móveis. As únicas condições são as limitações de tamanho de cada membro do grupo (em número de trabalhadores e volume de negócios) e que os mesmos estejam localizados no mesmo país.
Benefícios para sua organização
- Implementação eficiente
A entidade gestora do grupo é a responsável pela certificação dos membros do grupo. É responsável por representar o certificado do grupo no processo de certificação e executar as auditorias internas. Deve também fornecer todas as informações e orientações necessárias aos membros do grupo. Como tal, a entidade gestora do grupo pode ajudar os membros na implementação da cadeia de custódia, auxiliando na elaboração de procedimentos, registos, manuais, etc.
- Redução de custos
A auditoria externa do certificado de grupo é feita por amostragem, sendo anualmente feita uma amostra representativa de todos os membros incluídos no âmbito do certificado. Isto reduz o custo total da certificação, comparando com a situação em que cada membro teria seu próprio certificado individual.
Isto é apenas possível porque todos os membros são auditados internamente pelo gestor de grupo numa base anual, de acordo com o programa de auditorias internas estabelecido. O gestor de grupo faz sempre parte da auditoria externa e o organismo de certificação irá verificar a qualidade e os resultados da auditoria interna em cada auditoria anual que faz.
Ou seja, o gestor de grupo desempenha ao longo do ano “o papel do organismo de certificação”, com o intuito de garantir que os membros no âmbito do seu certificado estão em conformidade com a norma CdC PEFC.