20 anos da marca PEFC

Foi em 1999 que os representantes dos proprietários florestais europeus de pequena dimensão se uniram para criar um sistema internacional de certificação florestal que considerasse as suas necessidades. A 30 de junho de 1999, nasceu o PEFC!

O PEFC celebrou os 20 anos em 2019

2019 foi um ano de especial importância para a família PEFC, celebramos o 20º aniversário da constituição do PEFC Council. 

Antes do nascimento do PEFC, a certificação florestal estava pensada para proprietários com áreas florestais de grande escala, capazes de gerir enormes áreas e também de suportar os custos da certificação. Isso significou que os milhões de pequenos proprietários florestais comunitários e de cariz familiar ficaram excluídos, por serem incapazes de pagar por uma certificação que não tinha sido criada para eles.

Pequenos proprietários florestais na origem do PEFC

Foi em 1999 que os representantes dos proprietários florestais europeus de pequena dimensão se uniram para criar um sistema internacional de certificação florestal que considerasse as suas necessidades, composto por 12 organizações de proprietários florestais da Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Suíça.

O PEFC é o esquema de certificação de preferência dos pequenos proprietários florestais incluindo pequenas explorações familiares privadas e baldios

Segundo Ben Gunneberg, o Secretário-geral do PEFC Internacional, “não haver um sistema de certificação adequado aos pequenos proprietários era uma questão inaceitável nos anos 90, não apenas para os pequenos proprietários florestais como para o mundo.”

Rapidamente juntaram-se organizações de outros países europeus, e mais tarde atingiu-se a escala global, com os nossos membros nacionais. Eles são independentes, organizações nacionais responsáveis pelo desenvolvimento e execução do sistema nacional de certificação florestal dentro de seu país.

Ben Gunneberg, o Secretário-geral do PEFC Portugal acompanhou o desenvolvimento do PEFC desde a sua constituição, conheça a história dos primeiros passos do PEFC.

Video 1:31

Video - Conversando com Ben Gunneberg

Ben Gunneberg, Secretário-geral do PEFC Internacional conta como foram os primeiros passos do PEFC.


Os primeiros anos: o envolvimento com o setor florestal

Nos primeiros anos, notou-se um interesse crescente por parte de outras organizações que apoiavam os objetivos do PEFC, para um maior envolvimento, levando à criação dos membros extraordinários. Com isso, alargámos o nosso foco inicial em proprietários florestais e oferecemos às partes interessadas de todo o setor florestal, a oportunidade de se envolver diretamente com o PEFC.

As organizações admitidas a adesão nesta fase, foram a Confederation of European Forest Owners (CEPF), a Confederation of Woodworking Industries (CEI-Bois ), a European Landowners’ Organisation (ELO), a European Timber Trade Association (FEBO) e a Confederation of European Paper Industries (CEPI).

Através de mecanismos inovadores para a certificação de grupo e regional, o PEFC apoia proprietários de pequenas explorações a ganhar reconhecimento no mercado, prestando, assim, uma contribuição duradoura para a subsistência e desenvolvimento rural.

No mundo, perto de 1 milhão de pequenos proprietários florestais já alcançaram a Certificação PEFC e o número continua a aumentar...


20 anos de marca PEFC

2019 foi um ano de celebração que contou com várias iniciativas, como o #mypefcmoment, uma ferramenta de divulgação da utilização do logótipo PEFC nas redes sociais e um logótipo personalizado à celebração dos 20 anos para material promocional disponível no gerador de logótipos.  

Video 0:56

o primeiro logotipo PEFC

Quando Ben Gunneberg, o Secretário-geral do PEFC Internacional, soube que o primeiro produto com logótipo PEFC estava no mercado, não poupou esforços para o ver. Anos depois, podemos encontrar o logótipo PEFC por todo o mundo! O logótipo PEFC permite ao consumidor escolher produtos provenientes de florestas geridas de forma sustentável.

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter