Vantagens da Certificação CdR

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade PEFC (CdR) permite às empresas demonstrar o seu compromisso com a preservação da floresta enquanto oferece oportunidades de mercado.

Vantagens da Certificação CdR

Com o aumento da procura de produtos provenientes de florestas com gestão responsável, as organizações de base florestal são confrontadas com a necessidade de responder positivamente aos desafios ambientais colocados pelo exercício da sua atividade.

Para a indústria de transformação de produtos de base florestal, a certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC pode melhorar a eficiência e os sistemas de produção através da rastreabilidade e contabilização do produto.

Além disso, pode abrir novos mercados e aumentar a base de clientes à medida que aumenta o número de consumidores que exigem madeira e produtos de base florestal proveniente de fontes certificadas. 

Em vários países a certificação é susceptível de se tornar parte da licença de atividade das empresas.

As políticas públicas e os concursos privados são cada vez mais exigentes nos seus critérios de compras de madeira e produtos de base florestal e, muitas vezes, especificam a certificação PEFC como prova de que os produtos são provenientes de florestas geridas de forma sustentável. De realçar que em vários países a certificação é susceptível de se tornar parte da licença de actividade das empresas.

A Certificação da Cadeia de Responsabilidade PEFC pode abrir-lhe portas em mercados internacionais enquanto o seu compromisso com a Certificação representa um incentivo.

A certificação de Cadeia de Responsabilidade PEFC oferece importantes vantagens para retalhistas e comerciantes (que compram produtos finalizados à indústria de base florestal), melhorando a imagem da sua atividade, pela promoção de madeira e produtos florestais não lenhosos provenientes de fontes sustentáveis.

Esquema ilustrativo da Cadeia de Responsabilidade PEFC

Adicionalmente, através do uso da marca PEFC é criado um mecanismo seguro, de participação pública e co-responsabilização da sociedade no aumento de áreas com gestão florestal sustentável e para o consumo de bens naturais e renováveis como opção responsável.

A venda de produtos certificados oferece aos consumidores, uma alternativa a produtos menos sustentáveis ou provenientes de produções mais intensivas, em termos de uso energético e de materiais.

A certificação pela Cadeia de Responsabilidade PEFC proporciona-lhe importantes benefícios:

Oportunidades e vantagens de mercado

  • Uma mensagem clara e transparente – a simples possibilidade de poder incluir a marca PEFC num produto ou numa linha de produto, permite comunicar com o cliente de forma clara, concisa e transparente de que a madeira e produtos florestais não-lenhosos, provêm de florestas com gestão sustentável
  • Acesso ao Mercado – a certificação de CdR oferece às organizações acesso a mercados cada vez mais competitivos e exigentes na procura de produtos "amigos do ambiente", criando vantagens de mercado em relação às empresas com produtos não certificados - aumentando o valor da sua marca.
  • Confiança – a certificação CdR permite às organizações terem certeza da origem da madeira e produtos derivados de madeira que compram.
  • Rastreabilidade e Eficiência – a certificação CdR oferece garantias de que a madeira final e/ou produtos não-lenhosos podem ser rastreados até uma fonte sustentável. Pode ainda melhorar a eficiência e os sistemas de produção através da contabilização do produto.
  • Gestão de Risco – a certificação CdR inclui um Sistema de Diligência Devida para excluir madeira de fontes desconhecidas, ilegais e controversas. Através da implementação e manutenção de um sistema robusto de CdR, as organizações podem fornecer garantias de que os seus produtos não contêm madeira de fontes ilegais.

Comunicação com o Cliente e Promoção

  • Demonstre a comercialização dos produtos certificados, como parte da sua política de Responsabilidade Social e Ambiental. Associando a marca PEFC aos seus produtos vai encorajar os seus clientes e consumidores a optar pela escolha positiva da gestão florestal responsável.

A vantagem de comunicar a origem dos produtos florestais é incentivar a procura e fornecimento desses produtos de origem em florestas geridas de forma sustentável e estimular o potencial para a melhoria contínua dos recursos florestais a nível mundial.

Contacto

Raquel Martinho

Gestão de Processos e marca

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter