Utilizadores da marca PEFC

A utilização do Logotipo PEFC no produto é um excelente meio de demonstração de compromisso com a gestão responsável da floresta, permitindo às entidades certificadas PEFC promoverem as suas credenciais sociais e ambientais.

Utilizadores da marca PEFC

A utilização do Logotipo PEFC no produto é um excelente meio de demonstração de compromisso com a gestão responsável da floresta, permitindo às entidades certificadas PEFC promoverem as suas credenciais sociais e ambientais.

O Logotipo PEFC utilizado no produto  ao longo da cadeia de valor e de consumidores indica que o material usado está relacionado com florestas certificadas PEFC, reciclados e/ou fontes controladas, oferecendo opções responsáveis na compra de produtos de madeira e de base florestal.

A utilização no produto inclui:

  • Uso em produtos físicos (produtos não embalados), produtos em embalagens individuais, contentores, embalagens, etc., ou em grandes caixas, contentores, etc. usados para o transporte de produtos;
  • Uso em documentação associada ou referente a um determinado produto certificado PEFC (por exemplo, facturas, listas de embalagens,  folhetos, etc.)

De notar que qualquer uso do Logotipo e Rótulo PEFC que se refere a (ou entendida como referindo-se a) um produto específico PEFC e/ou a origem das matérias-primas utilizadas na sua produção é considerado uma utilização no "no produto".

Utilizadores Elegíveis 

Somente entidades certificadas que tenham obtido uma licença de utilização do Logotipo estão autorizadas a utilizar o Logotipo e Rótulo PEFC no produto. Isto inclui:

  • Titulares de certificados de Cadeia de Responsabilidade (CdR) 

São entidades que ao longo da cadeia de valor de produtos de base florestal (madeira, cortiça e outros produtos não lenhosos florestais) tenham obtido a certificação de CdR PEFC. Exemplos incluem fabricantes, indústrias de transformação, organizações de compra e comércio de madeira/cortiça, comerciantes, distribuidores e retalhistas (Grupo C de Utilizadores do Logotipo PEFC).

O número de licença para utilização do Logotipo será emitido pelo PEFC Portugal após o contrato de utilização da marca ter sido assinado. Este número é diferente do número do certificado atribuído à organização, emitido pelo organismo de certificação. O número de licença do logotipo deve ser sempre utilizado em conjunto com o logotipo de forma a garantir a rastreabilidade até à organização.

Estas entidades também estão autorizadas a utilizar o Logotipo e Rótulo PEFC fora do produto.

  • Proprietários /Gestores titulares de certificados de Sistemas de Gestão Florestal Sustentável (GFS)

São entidades proprietárias / gestoras de florestas que obtiveram a certificação de GFS PEFC. Exemplos incluem os titulares de certificados regionais ou de grupo, entidades que participem na certificação regional ou de grupo e os proprietários florestais individuais (Grupo B de Utilizadores do Logotipo).

O número de licença para utilização do Logotipo será emitido pelo PEFC Portugal após o contrato de utilização da marca ter sido assinado. Este número é diferente do número do certificado atribuído à organização, emitido pelo Organismo de Certificação. O número de licença do logótipo deve ser sempre utilizado em conjunto com o logotipo de forma a garantir a rastreabilidade até à organização.

Estas entidades também estão autorizadas a utilizar o Logotipo e Rótulo PEFC fora do produto.

Aviso Importante

É imperativo que o Logotipo e Rótulo PEFC sejam utilizados apenas depois de ter sido obtida um licença de utilização própria emitida pelo PEFC Portugal. Contacte-nos para mais informações.


Newsletter

Subscreva à nossa newsletter